Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os vários sentidos dos contos de fadas

Como já abordei aqui, os contos de fadas e as suas personagens, permitem às crianças desde tenra idade auto-construir a sua própria personalidade e ver espelhados os seus receios e angústias mais prementes. Além de a distrair, ele "promove o desenvolvimento da sua personalidade."
"A criança precisa de ideias sobre como pôr a casa interior em ordem e, nessa base, conseguir dar certo sentido à sua vida."(1)

No entanto, nem sempre assim se sucedeu. Na sua origem, "quando foram criados, os contos de fadas não eram destinados às crianças. Tinham o objetivo de solucionar, resolver problemas adultos."(2)


terça-feira, 26 de outubro de 2010

O anjo branco

Estou a ouvir o jornalista José Rodrigues dos Santos a falar no programa "As tardes da Júlia", acerca da sua nova obra.

"O anjo Branco" fala de um médico (baseado na vida do seu pai - José Paz Brandão Rodrigues dos Santos) que viajava pelo distrito de Tete, prestando assistência médica pelas aldeias moçambicanas. Um dia, numa dessas visitas, assiste a um massacre por parte dos comandos portugueses que está até hoje envolto em segredo. Toca-se então no ponto chave do dilema de denunciar ou não esta situação.

Após ouvir a sua descrição do romance e de alguns episódios fiquei com imensa curiosidade e vontade de o ler. Uma história baseada em factos reais, do tempo da guerra colonial. Dele li "O Codex 632" e adorei o tipo de escrita que, apesar de imensa, se lê num fôlego. Ainda tenho alguns romances deste escritor que também quero ler, em particular "O sétimo selo" e "Fúria divina".

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova página - Escrita Criativa

Neste blogue surgiu mais uma página. Esta é subordinada ao tema: escrita criativa.
Era uma necessidade que eu já vinha sentindo à algum tempo de dar um sentido diferente a este blogue, sem no entanto, pôr de lado tudo o que até aqui tenho feito.
Assim, nesta nova página, há lugar para deambulações pelo mundo da escrita. Sem a obrigatoriedade de escrever sobre alguma coisa, ou de escrever todos os dias. Um espaço para eu escrever o que quiser quando bem entender. E para quem quiser ler, o poder fazer livremente. Comentários?
Sim se faz favor.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Nova página

Para os mais distraídos, foi acrescentada mais uma página neste blogue onde constam diversos livros e seus autores. É a minha biblioteca pessoal - parte dela - que quero partilhar com vocês. Aceitam-se comentários e, claro, sugestões de leitura! Se também leram algum destes livros podem partilhar também a vossa opinião!

Boas leituras!!!!

Nobel da Literatura

Foi distinguido na semana passada com o prémio Nobel da Literatura, o escritor e professor Mario Vargas Llosa.

"(...)Maria Vargas Llosa, de 74 anos (28 de Março de 1936), é considerado um dos mais influentes escritores da sua geração.(...)"

"Líder político, ativista pelos direitos do homem, pela igualdade social e pela liberdade, manteve-se sempre fiel a uma luta contínua por um mundo melhor. Resistente como poucos, nunca baixou os braços perante qualquer regime."


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Leitura na pré-adolescência e na adolescência

A idade é uma das predisposições para o tipo de livro que o leitor prefere. Enquanto criança ele prefere histórias maravilhosas, mas ao "entrar na pré-adolescência (...) inicia uma nova etapa marcada por um domínio da leitura que lhe permite ler livros cada vez mais complexos quanto à forma e conteúdo, onde a ilustração é meramente acessória."(1)

Assim por volta dos 12-13 anos, começa uma nova fase da vida do leitor, que tem tudo a ver com os seus próprios interesses e pela descoberta do mundo que o rodeia. Mas agora as questões são outras, os porquês voltam-se mais para um sentido crítico de tudo o que lhe é dado a ler. "Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica."(2)

Ao entrar na adolescência, o leitor "tenta confrontar a sua própria experiência com a vivência de outras pessoas através da leitura de diários, biografias, relatos de viagem, crónicas, etc, que o vão preparar para dar o salto definitivo para a literatura dita adulta."(1)

"Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura."(2)

O que pode ser difícil nesta fase, são os livros de leitura obrigatória nas escolas, que muitas vezes acabam por ter um resultado diferente do esperado.  Lembro-me quando tive de ler "Os Maias". Na altura emprestaram-me o livro - um de colecção, com capa rija e contornos a dourado, páginas muito finas - e, apesar de até ter gostado um pouco da história, desmotivou-me não ter podido naquela altura ler o livro à minha maneira: caneta na mão, na praia, sem limites de tempo, sem me preocupar com as características das personagens. Li durante o Verão e quando começamos a falar dele nas aulas eu lembrava-me de muita coisa. Naquela altura preocupei-me mais em aprofundar a matéria que era pedida do que em ler de forma apressada e sem prazer aquelas milhentas páginas. Via os meus colegas a ler e a saltar páginas e a dizer que não percebiam nada. Eles passavam as linhas a procurar as respostas às questões colocadas na aula de Português. Eu tinha lido como um romance, durante o Verão, sem pressões de terminar. Só me faltou mesmo poder escrever nas margens e de sublinhar... eu trato muito mal os meus livrinhos.

Ler por prazer é uma coisa, por obrigação é outra. Os jovens afastam-se dos livros, quando se cansam deles na escola. Se as obras fossem tratadas de outra forma, talvez houvesssem mais leitores e estes se mantivessem na idade adulta.

Bibliografia:

(1)-BARROSO, Rita, "Pequenos leitores", Pais e Filhos, Outubro de 2005;
(2)-http://www.lendo.org/desenvolvimento-leitura-criancas-adolescentes/

Terminei "O Físico"

Já terminei de ler "O Físico" de Noah Gordon, no dia 09 deste mês.

Apesar de ser um livro enorme e de ter demorado muito tempo a concluí-lo, adorei.
É uma lição de vida.
A conquista de um rapaz que se torna homem enquanto persegue o seu sonho de se tornar médico, numa sociedade dominada pelos cânones da época. Fala-nos dos paradigmas dessa sociedade e da Religião como uma força que decide a vida de cada um, através da interpretação, muitas vezes abusiva, da palavra de Deus.

Desde o bispo católico ao poder do Xá, passando pelo Judeísmo, numa viagem pelo mundo fora descobrindo o interior do "Eu" e o interior físico do Homem. Passando por histórias de amor e de guerra entre povos do Oriente e por lutas pessoais.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Para visitar

Hoje quero dar a conhecer alguns blogs e páginas sobre a literatura infantil. É uma pequena partilha que poderá ser útil para quem me visita e se interessa pelas histórias e contos para os mais pequenos...

http://www.minutosdeleitura.pt/

Aqui podemos por exemplo consultar alguns dos livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

http://www.segredodoslivros.com/livros-infantis-juvenis/index.html

Livros, novidades, sugestões de leitura e passatempos... a visitar!

http://www.casadaleitura.org/

Destinado a pré-leitores... leitores autónomos... todos os leitores...

http://www.planetatangerina.com/publico/index.html

Onde partilham connosco vários títulos publicados.