Pelo Mundo este dia é comemorado em diversas datas. Aqui ficam alguns exemplos:
Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de Março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho, sem muita festividade. É comum os filhos agradarem os pais com cartões e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de Junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá comemora-se o Dia dos Pais em 21 de Junho.
Canadá - O Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os pais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer um piquenique.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Para dar ideias de trabalhos e lembranças para oferecer já existem outros blogues, mais especializados nessas andanças do que eu, pois para estas coisas sabe quem me conhece que não tenho jeiteira nenhuma! Aqui ficam algumas ideias de leituras, para miúdos e graúdos:
Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão... Este é um livro sugerido pelo Planeta Tangerina e que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos, ao virar de cada página.