1. Pensamentos de Paulo Coelho - Maria Nalú.
Uma coletânea de pensamentos do autor, condensados por Maria Nalú que engloba frases de livros como "Brida" ou "O alquimista". Aqui fica um desses pensamentos.
Amor:
"Ninguém pode possuir um nascer do Sol. Ninguém pode possuir uma tarde com a chuva batendo na vidraça, ou a serenidade que uma criança dormindo espalha ao seu redor, ou o momento mágico das ondas quebrando nas rochas. Ninguém pode possuir o que existe de mais belo na Terra - mas podemos conhecer e amar."(Paulo Coelho)
2. Os filhos do Paraíso - Ken Follett.
Quando Jonh Tautin, um controverso locutor de rádio, divulga a ameaça de um sismo provocado por um grupo terrorista, quase ninguém leva a notícia a sério. Em todo o caso, as autoridades da California preferem jogar pelo seguro e Judy Maddox, jovem e brilhante agente do FBI, é encarregada de investigar o caso.
"Agora o céu está escuro com nuvens cor de ferro, e um vento frio varre as roupas das pessoas, mas elas continuam a andar pelas vinhas, a baixar-se e a levantar-se, a sorrir umas para as outras e a conversar em vozes baixas, normais. Ele é o único que consegue vislumbrar o perigo, e apercebe-se de que deve pegar numa, duas ou mesmo três crianças e salvá-las do afogamento."
Ken Follett prima pela forma como usa a linguagem para nos levar logo diretamente para o meio da história, sentindo já o frio da água a subir e o coração a bater mais rápido enquanto leio cada linha.
3. A terra pura - Alan Spence.
Um livro de leitura compulsiva. É um romance absorvente onde dois mundos distantes e antagónicos se cruzam - o Oriente e o Ocidente - através do protagonista Thomas Glover que em 1858 deixa a sua terra natal para ir trabalhar para Nagasáqui. Numa sociedade feudal, fechada a qualquer contato com o exterior, Glover consegue adaptar-se e começa rapidamente a destacar-se e a prosperar.
É um romence histórico, baseado na vida de Thomas blake Glover, um escocês que se muda para o Japão em 1859 e que tem um papel determinante no desenvolvimenta da região onde se instala. Neste romance podemos seguir de uma forma especial o caminho percorrido por Glover, um pouco como se seguissemos a sua própria biografia. Ele saiu ainda jovem de Aberdeen, Escócia, para trabalhar no Japão na empresa Jardine Matheson como comprador de chá verde. Logo abriu a sua própria empresa, comprando, secando e exportando chá para o exterior. Depois investiu em tráfico de ópio, e no câmbio e importação de itens diversos. Foi da sua responsabilidade a construção da primeira linha de caminhos de ferro do Japão e a inauguração da primeira locomotiva. Onde obteve o seu maior sucesso, foi de facto quando começou a vender armas, canhões e navios, primeiro para o Shogum (que mandava no Japão naquela época) e depois para os clãs rebeldes, principalmente os Satsuma, Chosu e Tosa, que apoiavam a volta do governo imperial e uma maior abertura do Japão ao ocidente. Como estes clãs eram compostos por samurais e não se misturavam com os estrangeiros, foi o primeiro casamento de Glover com Sono, do clã Satsuma, que acabou ajudando na sua aproximação comercial.
4. Ringo, o Larápio - Robert F. Leslie.
Uma história cerca da relação de um homem e de um guaxini, de tal forma inteligente que se aproveita do seu amigo humano para levar as suas façanhas a bom termo.
5. Fogo - Richard Martin Stern.
Esta é a história de um incêndio que devora tudo por onde passa, colocando vidas e habitações em risco. Mas o fogo não anda sozinho... muito mais se passa por entre aquelas florestas.
6. A fúria divina - José Rodrigues dos Santos.
Tomás de Noronha está de volta neste Romance de José Rodrigues dos Santos. Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington.
Tomás de Noronha está de volta neste Romance de José Rodrigues dos Santos. Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington.
7. Português Suave - Margarida Rebelo Pinto.
Três mulheres, da mesma família. Uma família aparentemente normal. Onde se esconde um segredo, como em tantas famílias. Portugal, Lisboa, Cascais, Estoril. Descritos como se ali estivessemos a passear no paredão ou a passar a curva do Mónaco. Deixa-nos sentir o cheiro do tabaco da discoteca, o interior do automovel, o ar a bater na cara enquanto aceleramos pela marginal...
"Cheguei a um beco sem saída e quando me senti no fundo, olhei para cima e disse para mim mesma: agora vais ter de subir a puta da montanha, quer queiras quer não, senão cai-te um piano, um avião ou uma bomba neste buraco em que te meteste e nunca mais levantas os cornos.
"Já sofri um bocado, mas isto é outra coisa, isto é a morte e a morte é muito pior do que tudo por que já passei."
"Ser puta também é uma vocação."
"Diz que nunca sofreu com a PDI, - a puta da idade, que o mal do novo milénio é a PDS, a puta da solidão."
"Me dá sentido à vida e me forra o coração a papel de seda."
"A tristeza foi-se infiltrando como uma doença letal."
9. O caso Buchanan -
10. Fim de tarde em Mossul -
11. Toxina - Robin Cook:
12. Uivo de liberdade
13. Comossoma 6 - Robin Cook:
14. Os filhos da Mãe
15. Volta ao mundo em oitenta dias
16. A torre do inferno - Richard M. Stern:
Foi escrito por Richard Martin Stern, com o nome: "Torre de vidro".
Esta é a história do drama de um grupo de pessoas influentes convidado a participar da inauguração de um arranha-céus: a Torre, considerado o edifício mais alto do mundo com 125 andares. Após um defeito num dos sistemas de segurança, deflagra um incêndio que vai se alastrando, deixando completamente isolados no último piso todos os convidados ilustres. Enquanto isso, um corajoso bombeiro e o arquiteto que projetou a Torre unem-se – apesar das divergências – para tentar salvar as pessoas que estão presas no topo do edifício cercadas pelas chamas.
Sem comentários:
Enviar um comentário