Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Abecedário maluco






De Luísa Ducla Soares, um livro para as crianças que começam a manifestar interesse pelas letras e pela escrita.

Uma obra para ter sempre à mão de semear, porque nunca se sabe quando se pode querer rimar com as palavras. E as crianças podem também fazer o seu próprio abecedário e as suas próprias rimas.

O nome de cada uma é uma fonte de inspiração para construir rimas, lenga-lengas, pequenas histórias...

Com ilustrações que cativam pequenos e graúdos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

A fada Carolina

A fada Carolina tem uma coleção de aventuras que fascinam principalmente - mas não só - as meninas em idade pré-escolar e que começam agora a aprender a ler.

Esta é também a idade em que as meninas se adoram mascarar de fadas, bailarinas, princesas.... podendo estes ser um ponto de partida para diversas propostas de jogos e brincadeiras na sala.

Livros que toquem estes temas são importantes, mas colocar adereços que as crianças possam explorar também será divertido e fonte de múltiplas aprendizagens - lenços, coroas, tecidos de cores diferentes...

Ideia:
Um cesto no cantinho da leitura que vai mudando o seu conteúdo consoante as histórias em destaque. Num dia tem lenços coloridos, noutro carros de corrida, chapéus de polícia...

Poesia - A bailarina

Adoro estas pequenas poesias, tão melodiosas e simples, mas tão lindas. Para trabalhar com crianças desde tenra idade, pelo vocabulário simples e harmonioso.


A BAILARINA


Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.



Não conhece nem dó nem ré

mas sabe ficar na ponta do pé.



Não conhece nem mi nem fá

mas inclina o corpo para cá e para lá.



Não conhece nem lá nem si,

mas fecha os olhos e sorri.



Roda, roda, roda com os bracinhos no ar

e não fica tonta nem sai do lugar.



Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.



Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.



Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras crianças.


(Cecília Meireles)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rapariga com brinco de pérola

É a história de uma rapariga simples, Griet, filha de um pintor de azulejos que fica cego após um acidente. Para ajudar a sua família a sobreviver numa época difícil, torna-se criada numa casa de uma família católica, onde não é bem acolhida por todos.

Escrita por Tracy Chevalier, esta é uma história fácil de ler e que nos remete para um conjnto de sensações e de emoções vividas pela personagem principal do enredo.

Tracy Chevalier nasceu em 1962 em Washington DC com ascendência suíça romanche. Licenciou-se em Lingua e Literatura Inglesas pela Universidade de Oberlin (Ohio). Tem o mestrado em Escrita Criativa da Universidade de East Anglia. O seu primeiro romance foi "O azul da Virgem" (1997).

sábado, 1 de janeiro de 2011

Votos de um feliz ano

São os meus desejos para todos os amigos, familiares e, em especial, para os que me visitam frequentemente neste pequeno espaço que é não só meu, como vosso.

Um ano com muita energia, muitos sorrisos, gargalhadas, lágrimas de felicidade. Um ano cheio de energia e vontade de continuarem a escrever. Um ano de mil leituras, de espírito crítico e aberto à novidade. Um ano novo cheio de criatividade, imaginação e páginas e páginas de amor, carinho e perseverança.

Um ano feliz.

Elsa Filipe.