Por isso, há que arranjar um caderno e ilustrar a capa para sabermos que é o caderno das histórias dos meninos da sala X.
Este processo deverá ser feito em grande grupo e ao ritmo das crianças. Os materiais a usar poderão ser diversos, mas de forma a que as crianças possam participar. Adoro os cadernos com capas em EVA mas neste caso prefiro usar materiais mais fáceis de trabalhar pelas crianças. As crianças poderão ainda querer copiar o nome da bruxinha para a capa do caderno pelo que a Educadora poderá colocar ao seu dispor algumas placas com letras e ajudá-las a ordená-las e a copiá-las.
Assim, com esta actividdae, trabalham-se diversos aspectos, na construção da mala e da capa do caderno:
- imaginação e criatividade - Como vamos fazer a mala para a Filó viajar? Podemos usar esta mala velha? Mas como a vamos pôr com um aspecto mais bonito? Que materiais vamos usar?
- trabalho em equipa - Quem quer copiar as letras? Quem quer pintar a mala?
- autonomia - Deixá-los decidir alguns aspectos sozinhos e só intervir pontualmente, de forma a que façam as suas escolas, tomem decisões e as executem. Isto inspira confiança na criança. Ser capaz de.
- tomada de decisões - vai ao encontro do ponto anterior, mas destaco-o pela importância que tem para a criança poder decidir como vai fazer uma coisa, delimitar um objectivo, a forma como o vai atingir, o que precisa para o pôr em prática e depois, observar e registar o resultado final. É importante que a Educadora o apoie nestes momentos, ajudando a seguir os passos todos, mas não decidindo pela criança.
- motricidade fina - rasgar, cortar, pintar, desenhar...
- literacia - não sou a favor do aprender pelo copiar, mas em algumas actividades, a criança poderá ter de o fazer para conseguir escrever uma palavra, ou o seu nome. Não importa se fica igual, importa que a criança se vá apercebendo de que várias letras compõem uma palavra e que a ordem das letras tem de ser a correcta para conseguirmos ler essa mesma palavra e não outra. É um processo gradual, mas o importante é incentivar a criança e apoiá-la na sua descoberta da escrita.
- noções matemáticas - o espaço que tem na capa para desenhar, que espaço ocupa o retrato da bruxa, que espaço pode usar para escrever o nome, será que podemos pôr o nome de todos os meninos na capa também? Quantos nomes temos de escrever?
E outras noções e competências que serão trabalhados com esta actividade. Este passo da construção da mala e do caderno poderá também ser divulgado pelas crianças no placar da sala (ou se usam caderno de correspondência com a familia, também poderão escrever nele o que estão a fazer). É importante sobretudo que a criança perceba que para atingir um fim, terá de pensar em como o vai fazer e que materiais precisa de utilizar. É uma actividade para continuar. Mas uns poderão demonstrar mais interesse nela que outros e cabe à Educadora definir estratégias para envolver o grupo nesta actividade, talvez encontrando novas tarefas que agradem as crianças mais afastadas.
Elsa Filipe
Sem comentários:
Enviar um comentário