Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Miúdos e graúdos - livros e não só!

Primeiro, os miúdos. Ou para graúdos que ainda se lembram do tempo em que eram miúdos...

Quem não se lembra?
Mas afinal o que é desse jardim, de que era feito?

Eu acho que era de doces, casas de pudim e nuvens de algodão doce.

Hum, que delícia de jardim...


E agora para os mais crescidos aqui deixo algumas sugestões de leitura!
Li, em Abril deste ano, "A Luz" de Stephen King.
Um volume da coleção Biblioteca Sábado. Para quem aprecia obras de grandes autores, a revista Sábado oferece, a preços bastante acessíveis, diversos títulos.
A história fala-nos de Jack Torrance. Jack vê-se forçado a aceitar um trabalho como zelador de Inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar que fica absolutamente isolado pela neve entre os meses de Novembro e Março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny - e para retomar o seu trabalho de escritor. Mas esta família não está exactamente sozinha no Overlook.
Os terríveis acontecimentos que sucederam no hotel no passado vão-se assenhorando lentamente do presente dos seus novos ocupantes até os levar a uma situação aterradora, da qual talvez nenhum deles possa escapar...

Ainda em Abril, li também...
"Herzog", de Saul Bellow.








E em Maio, li:
"As noites das mil e uma noites", de Naguib Mahfouz. Parecia um livro que não me ia surpreender, mas afinal as mil e uma noites são outras... noites que são histórias.











Em Junho, estive também a ler, da mesma coleção, "O plano infinito" de Isabel Allende.

Este livro conta-nos a história de Gregory Reeves, um gringo que cresce numa comunidade de hispanos na Califórnia e sente na pele o que é viver num bairro em que todos têm uma determinada côr de pele que não é a sua.

O livro está dividido em três partes, cada uma correspondente a uma fase da vida de Gregory. Retrata a sociedade americana desde os anos 60 até à actualidade, apontando alguns dos problemas vividos em determinadas épocas (como a guerra do Vietname) e que, em alguns casos ainda são bastante actuais como o racismo e a droga, entre outros.

Mas toda a narrativa tem como ponto de partida este "Plano Infinito", uma teoria, quase uma religião defendida e difundida pelo pai de Gregory, segundo o qual nada acontece por acaso, tudo tem um propósito e temos de estar preparados para todas as eventualidades.
 
E depois...
 
"Terra de Neve", de Yasumari Kawabata. Uma história de amor, que nos prende do princípio ao fim, pois a plenitude da neve, não transmite a calma aparente das vidas que se cruzam nesta história, que retrata a realidade de uma parte singular da cultura Japonesa - as gueixas - e as suas tradições.





Em Julho, a aventura literária continuou com "A outra rainha", de Phillipa Gregory.
Maria Stuart, Rainha dos Escoceses, está em prisão domiciliária em casa de Bess de Hardwick, recém-casada com o Conde de Shrewsbury, mas continua a lutar para recuperar o seu reino.

Sem comentários:

Enviar um comentário