Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

domingo, 15 de agosto de 2010

Livros e material escolar

As férias ainda vão a meio para alguns, mas muitas famílias já começaram ou vão começar em breve a preparar o regresso às aulas. Este ano, como nos anteriores, as despesas são muitas e, pelo menos para as famílias normais, o dinheiro é pouco.

Há que começar a ver quais os manuais pedidos pela escola e procurar as livrarias que os vendem. Muitas vezes acontece que já o ano começou e ainda se espera um ou outro livro que está atrasado. Não é necessário entrar em stress, o melhor é mesmo ir encomendando já e aguardar pacientemente que os ditos cheguem. Mesmo que na escola sejam "exigentes", a criança não deverá ser marginalizada por não ter ainda o manual A ou B. Se necessário, comece por falar com a professora do seu filho, ou peça o livro a um dos colegas que já o tenha e tire cópias das primeiras lições.

O material pedido quando uma criança vai para o 1º ano é também muitas vezes tanto, que os pobres levam uma mochila maior do que eles para a escola. O meu conselho é tentar falar com a professora de forma a perceber como funcionará a dinâmica das aulas e qual o material necessário para ir todos os dias e qual deverá ir apenas ocasionalmente.

O importante é manter uma boa comunicação escola-família, a qual deverá começar mesmo antes do 1º dia de aulas.

Aqui ficam um dos vários exemplos de manuais escolares solicitados:

Externato Nuno Álvares:

Língua Portuguesa - "Pasta Mágica" da Areal Editores
Matemática - "Colecção Fio de Prumo" da Livraria Arnado
Estudo do Meio: "Colecção Fio de Prumo" da Livraria Arnado
Inglês: "Hoola Hoop 1" da Porto Editora

Consoante a escola, os manuais podem diferir. Quem tiver outras listagens que queira ver aqui publicadas é só enviar que eu coloco-as à disposição. Listas de material escolar para o 1º ciclo também seriam importantes partilhar, para vermos quais as semelhanças e diferenças de escola para escola (colégios incluídos).

Sem comentários:

Enviar um comentário