Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sugestões de livros para educadores de creche

Um bom educador tem uma boa biblioteca e por isso faço aqui algumas sugestões de obras que considero importantes e que a mim também já ajudaram muito.

Educação de Bebés em Infantários - Cuidados e Primeiras Aprendizagens, de Jacalyn Post
Editor: Gulbenkian - ISBN: 9789723110180

Para quem segue a perspectiva de High Scope e as teorias da aprendizagem activa, nesta obra de Jacalyn Post pode encontrar diversas sugestões devidamente fundamentadas de formas de abordar e promover esta forma de pedagogia numa sala de Creche.
Aqui se diz que as crianças adquirem conhecimento experimentando activamente o mundo à sua volta. No seu processo de crescimento, experimentam sensações e desafios que as fazem seguir em frente. A amplitude e a profundidade de compreensão que a criança tem do mundo estão em constante mudança e expande-se como resultado das suas interacções do dia-a-dia.
Complementa um pouco o "Educar a Criança", este mais direccionada para a faixa etária dos 3 aos 5 anos.


Crianças, Famílias e Creches - Uma Abordagem Ecológica da Adaptação do Bebé à Creche

de Gabriela Portugal
Editor: Porto Editora - ISBN: 978-972-0-34727-5 - Colecção: CIDINE

Embora os objectivos predominantes das creches sejam os de guarda, protecção e cuidados à criança, a grande questão que se coloca à educação colectiva a partir dos primeiros meses de vida é a de saber se para a criança isso é uma coisa boa ou não. Será que as Creches são mesmo um mal necessário da sociedade actual? Trata-se de uma questão em relação à qual existe bastante controvérsia.
Este livro pretende destacar toda a interacção criança-família-creche, esclarecendo quais os factores ou combinação de factores que colocam o bebé em situação de mal-estar apontando pistas para a optimização dos contextos educativos onde a criança se desenvolve.





Sem comentários:

Enviar um comentário