Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bom dia Simão!

Será que o herói desta história se conseguirá vestir sozinho? Um livro muito interessante para explorar com os mais novos: adequado para a faixa dos 2/3 anos.

Desde cedo, a criação de um cantinho de leitura na sala - mesmo na sala parque - é uma das formas de promover o cuidado pelos livros, a sua manipulação e leitura. Ouvir contar uma história é um momento de partilha, que pode ajudar as crianças a adquirir novos vocábulos, a apreender novos sons e a estruturar o seu pensamento e raciocínio.

A aquisição de competências que lhe permitem ser autónoma é uma das caraterísticas da criança desta faixa etária. Falar sobre isso, partindo da exploração de um livro é uma atividade que lhe vai permitir adquirir consciência acerca das suas próprias capacidades e dificuldades, refletindo as suas ações nas da personagem Simão.

Este livro poderá ser dividido em partes pela Educadora e ser trabalhado dia após dia, ou também poderá ser fotocopiado e colado em molduras de cartão. Espalhadas pela sala, ou numa caixa própria feita com as crianças, este "puzzle" pode ser transformado em diversas atividades e em momentos únicos de exploração.

Ideia:

Trazer para a sala um balde com diferentes peças de vestuário. Enquanto lê a história, a Educadora pede à criança que procure e traga um sapato, uma meia, uma camisola.

Sem comentários:

Enviar um comentário