Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

terça-feira, 11 de junho de 2013

"Encontro em Jerusalém"

Um livro do escritor e jornalista Tiago Rebelo, onde o romance surge num cenário de guerra. Francisca é fotógrafa, em casamentos e outros eventos, mas decide arriscar tudo e embarca numa viagem a um teatro de guerra, sem saber no que se está a meter e cheia de convicções de que é capaz de ir tão longe quanto a sorte lhe ditar. Um jornalista que faz do perigo a sua vida e que corre atrás da notícia, onde quer que ela o leve.

Os dois testemunham a violência e a tensão crescente entre israelitas e palestinianos, mas a sua persistência procura pela fotografia perfeita que retrate a verdade, levaõs a serem expulsos do país quando uma fotografia faz capa em Portugal.

Entretanta, já estavam paixonados. Não conseguindo ficar quietos continuam atrás de cenários de guerra, atravessando países em guerra, mesmo quando a sua vida é posta, diariamente, em risco.  Viajam juntos para Sarajevo, onde fogem aos disparos dos franco-atiradores, testemunhando o horror de uma guerra que não poupa ninguém, nem mulheres e crianças.

O regresso a Jerusalém acontece mais tarde e uma pequena paragem numa praça, onde Afonso vai comprar cigarros, torna-se no pior dia das suas vidas.
“Encontro em Jerusalém” lê-se em pouco tempo, tem uma escrita fluida e o tema agradou-me. É um livro que trata da nossa história atual, dos conflitos que segui pela televisão e jornais, sem na altura estar a pensar nas pessoas que estavam por detrás dessas máquinas e que nos tentavam fazer chegar a verdade, com o risco das suas próprias vidas. No fim, a mistura de outros casos também mediáticos e não relacionados com a guerra, veio trazer alguma confusão no enredo, mas no fundo é um romance onde quase podemos ver cada página como a história das fotografias destes repórteres. Gostei bastante. Nota 3 e é um escritor para continuar a seguir atentamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário