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segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Projecto Bruxa Filó - 2

A Bruxa Filó está na sala e as crianças já a conhecem. Mas ela pouco sabe deles e quer saber mais algumas coisas interessantes. Assim, os meninos e meninas têm de a ajudar e começar a construir uma mala onde ela possa viajar e visitar a casa de cada um deles. A conversa pode começar por aí. Como é que fazemos a mala de viagem? Cabe à Educadora trazer algumas propostas que as crianças possam aproveitar como ponto de partida para a construção da mala de viagem da Bruxa Filó. Terá de ser algo que seja ao mesmo tempo resistente e leve o suficiente para as crianças transportarem. As crianças serão as responsáveis pela decoração da mala da Filó e também poderão arranjar alguns adereços para ela levar consigo se quiserem. Em grupo, vão perceber que as suas histórias têm de ficar escritas, para no dia seguinte serem contadas aos colegas, pela Filó que é um pouco esquecida ;)
Por isso, há que arranjar um caderno e ilustrar a capa para sabermos que é o caderno das histórias dos meninos da sala X.

Este processo deverá ser feito em grande grupo e ao ritmo das crianças. Os materiais a usar poderão ser diversos, mas de forma a que as crianças possam participar. Adoro os cadernos com capas em EVA mas neste caso prefiro usar materiais mais fáceis de trabalhar pelas crianças. As crianças poderão ainda querer copiar o nome da bruxinha para a capa do caderno pelo que a Educadora poderá colocar ao seu dispor algumas placas com letras e ajudá-las a ordená-las e a copiá-las.

Assim, com esta actividdae, trabalham-se diversos aspectos, na construção da mala e da capa do caderno:

- imaginação e criatividade - Como vamos fazer a mala para a Filó viajar? Podemos usar esta mala velha? Mas como a vamos pôr com um aspecto mais bonito? Que materiais vamos usar?
- trabalho em equipa - Quem quer copiar as letras? Quem quer pintar a mala?
- autonomia - Deixá-los decidir alguns aspectos sozinhos e só intervir pontualmente, de forma a que façam as suas escolas, tomem decisões e as executem. Isto inspira confiança na criança. Ser capaz de.
- tomada de decisões - vai ao encontro do ponto anterior, mas destaco-o pela importância que tem para a criança poder decidir como vai fazer uma coisa, delimitar um objectivo, a forma como o vai atingir, o que precisa para o pôr em prática e depois, observar e registar o resultado final. É importante que a Educadora o apoie nestes momentos, ajudando a seguir os passos todos, mas não decidindo pela criança.
- motricidade fina - rasgar, cortar, pintar, desenhar...
- literacia - não sou a favor do aprender pelo copiar, mas em algumas actividades, a criança poderá ter de o fazer para conseguir escrever uma palavra, ou o seu nome. Não importa se fica igual, importa que a criança se vá apercebendo de que várias letras compõem uma palavra e que a ordem das letras tem de ser a correcta para conseguirmos ler essa mesma palavra e não outra. É um processo gradual, mas o importante é incentivar a criança e apoiá-la na sua descoberta da escrita.
- noções matemáticas - o espaço que tem na capa para desenhar, que espaço ocupa o retrato da bruxa, que espaço pode usar para escrever o nome, será que podemos pôr o nome de todos os meninos na capa também? Quantos nomes temos de escrever?

E outras noções e competências que serão trabalhados com esta actividade. Este passo da construção da mala e do caderno poderá também ser divulgado pelas crianças no placar da sala (ou se usam caderno de correspondência com a familia, também poderão escrever nele o que estão a fazer). É importante sobretudo que a criança perceba que para atingir um fim, terá de pensar em como o vai fazer e que materiais precisa de utilizar. É uma actividade para continuar. Mas uns poderão demonstrar mais interesse nela que outros e cabe à Educadora definir estratégias para envolver o grupo nesta actividade, talvez encontrando novas tarefas que agradem as crianças mais afastadas.

Elsa Filipe

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