Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

domingo, 1 de novembro de 2009

Projecto Bruxa Filó - 1

Já conhecem a bruxa Filó? Ela já visitou a sala dos meninos?

Mas esta bruxinha está velha e cansada de viajar pelo mundo. Mora em casa de um menino mas gostava de conhecer outras crianças e, por isso, vamos levá-la a passear e a conhecer a casa dos outros meninos?

Este é um Projecto a longo prazo que pode durar o ano inteiro, dependendo do interesse das crianças. É interessante para crianças de várias idades, mas eu estou a pensar particularmente na faixa etária dos 4 - 5 anos.

Primeiro temos de apresentar a nossa amiga na sala. Pode chegar de várias formas, pode começar por mandar cartas, enigmas para os meninos a começarem a procurar e a descobri-la por fim... vale a criatividade para os fazer sonhar e esperar ansiosamente a chegada da Bruxa.

É uma óptima forma de pôr as auxiliares a trabalhar connosco e a participar na grande busca e na preparação da surpresa.

Quando chega, a Filó traz uma história para contar. A sua história. Onde nasceu, o que gosta de comer, que sopa detesta, como se chama o seu pai... com imagens, a educadora pode fazer crescer esta história, imagens de sítios por onde ela viajou, por exemplo... tudo depende do grupo de crianças e do seu interesse.

Depois, temos de pensar de que forma a Filó poderá conhecer melhor cada menino. Ela está triste por as crianças não a irem visitar. Como ela mora muuuuito longe, a melhor forma será cada menino levá-la a visitar a sua casa e contar-lhe as suas histórias. Então hoje a Filó visita a sala e conhece cada menino, que deverá dizer o seu nome e a sua idade e, depois de brincar um pouco, ela tem de ficar a descansar.

Ideia interessante?

Desenvolvi um Projecto semelhante, num Jardim de infância onde estagiei embora não tivesse sido com uma bruxa, mas as ideias podem (e devem) ser adaptadas. Na altura, serviu para trabalhar a Relação Escola-Família dentro do tem da Interculturalidade, de forma a levar os pais/famílias a conhecerem-se e a partilharem as suas raízes culturais. As crianças aprenderam conceitos como país, cidade, família... falaram dos seus avós, representaram o seu lugar/papel no seu núcleo familiar, entre outras coisas. Correu tudo muito bem e as crianças (3-6 anos) envolveram-se bastante, embora tenha na altura achado que quem mais se interessou foram os mais velhos. Assim como a restante equipa e as famílias também se envolveram bastante.

Elsa Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário