Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

domingo, 22 de novembro de 2009

Livros especiais

Aproximar a leitura de pessoas com necessidades educativas especiais é o principal objectivo da colecção MAKAKINHOS, criada pela KALANDRAKA em colaboração com a associação galega BATA (Baión Asociación de Tratamiento del Autismo).

Os profissionais dedicados à educação especial exigem material de apoio que permita tornar a leitura mais acessível a crianças com problemas do desenvolvimento. Esta iniciativa tenta aproximar e estimular o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas. Os destinatários destes livros são pessoas com necessidades específicas: atraso global do desenvolvimento, perturbações específicas da linguagem (PEL), paralisia cerebral (PC), perturbações do espectro do autismo, dificuldades de aprendizagem, ou seja, utilizadores ou potenciais utilizadores da Comunicação Aumentativa. A leitura apoia-se, para além do texto e da ilustração, num sistema gráfico de comunicação utilizado internacionalmente – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson). Este sistema baseia-se em imagens (pictogramas) muito simples, acompanhadas da palavra escrita, referente ao seu significado.



O patinho feio

Adaptação: BATA
Ana Sande
Tradução: Margarida Nunes da Ponte e Anabela Caiado

Era Verão. Na quinta, a pata aquecia os seus ovos.
A pata esperou, esperou e esperou, os ovos
partiram-se e saíram uns patinhos muito bonitos. Havia um ovo que não se partia. Era o maior!





40 pág. 22 x 22 cm
ISBN 978-989-8205-23-0
Preço: 12 Euros


Outro livro da mesma colecção:




No site a visitar:

http://www.kalandraka.pt/

3 comentários:

  1. Oeeeeeeeeeeee......

    Obrigada pela visita.

    Apareças, serás sempre bem vinda!!!!

    Parece coisas de ET, mas não é do meu conhecimento que tenha livros para autista, achei bárbaro, vou recomendar para uma amiga que tem dois sobrinhos (gemeos) autistas.

    Bjks

    sonia

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas visitas.
    Penso que os livros têm a ver com as dificuldades de aprendizagem de leitura de algumas crianças autistas. Temos sempre de ter em conta os diferentes tipos de autismo que existem e as características individuais de cada criança.

    ResponderEliminar