Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!
Adoro receber miminhos. Se me escrever, eu vou publicar os seu textos e comentários, com todo o carinho, pois este é um local de partilha.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Projecto Bruxa Filó - 3

A mala foi elaborada pelas crianças que deram muitas ideias e escolheram as cores mais belas; o caderno está preparado para receber as histórias e desenhos das crianças e elas estão ansiosas por levar a nova amiga para casa.
Em conversa de grande grupo escolha em conjunto com as crianças um menino ou menina para levar a Filó para casa.

O ideal será tentar falar previamente e com a família que vai levar a mala com a Bruxa para casa de forma a que percebam bem o que se pretende. Explique a importância do Projecto para o menino em causa e para o grupo. Indique o que se espera que a Família registe, como por exemplo:

- onde a criança nasceu (onde fica o lugar, coisas interessantes, bandeira, simbologia...)
- onde nasceu o pai e a mãe, os avós, os tios...
- o que gosta mais, o que menos gosta, como acorda de manhã...

Dê ideias variadas para que cada Família possa dispor os elementos que quiser à sua maneira: desenhos, colagens, fotografias, entre outras.
A avó pode escrever aquela receita do bolo de chocolate; o pai pode por uma foto sua no quartel de bombeiros e a irmã mais nova pode fazer a impressão da sua mãozinha.

A criança que se envolve neste tipo de actividades, desenvolve a sua criatividade e irá ter prazer quando trouxer o caderno e a Bruxa Filó de volta à sala e partilhar com os colegas os momentos que passou. As aprendizagens serão imensas e divertidas. Todos os dias serão uma suspresa.

Não se esqueça de dar um prazo para a devolução do caderno e da Bruxa. Penso que dois dias serão suficientes, mas poderá optar por dar mais uns dias. Pense é que todas as crianças estarão ansiosas e que é preferível que os pais avisem que não têm disponibilidade naquele fim-de-semana e passar a vez a outro menino, do que o Projecto ficar esquecido no banco de trás do carro.

Elsa Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário